Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Francesinha no Porto

Olá, tudo bem?

Desde que chegueia Portugal fui a diversos locais saborear francesinhas, que é um prato reginal característico do Porto.

 
Para quem vem a passeio ou quem já vive aqui, deve, obrigatoriamente conhecer o Restaurante Locanda, situado a Travessa do Buel, nº 48 - Canelas - Vila Nova de Gaia, onde é possível provar uma das melhores francesinhas da região (até esta data não conheço melhor, pode ser que ainda exista outras melhores, não é?).

Lá é possível degustar de uma francesinha maravilhosa, feita em forno a lenha, que dáo "toque especial", e é super bem servida, e pode-se ter acompanhamentos de batatas-fritas quentinhas e estaladiças e um vinho verde fresco.  Existem variações de francesinhas, mas eu prefiro a tradicional.
No local também é possível saborear vários tipos de entradas, pizzas, massas, bacalhau de várias maneiras, mas estes outros pratos (deliciosos!) eu os deixo para um novo post.

Parte histórica da Francesinha para quem não conhece:

Uma das teorias sobre a origem do prato remonta-o ao contexto da Guerra Peninsular, afirmando que as tropas napoleônicas costumavam comer um lanche (sandes) de pão de forma, onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo. À época, entretanto, faltava um complemento que os portuenses passaram acrescentar nos ditos sanduíches (sandes) – o molho.


Atualmente, entretanto, parece haver alguma unanimidade em atribuir os créditos da criação do prato a Daniel David Silva, empregado na década de 1950. Tendo trabalhado em França, ao retornar a Portugal ele criou a francesinha com base na tosta francesa, o "croque-monsieur", e daí o nome. 


A francesinha é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido). É normalmente guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri, que dá todo o sabor ao prato. 


Os acompanhamentos de ovos fritos (estrelados no topo da sanduíche) e batatas fritas são facultativos, mas acredito que ninguém aprecie a francesinha dispensando estes acompanhamentos

Vale a pena conhecer! Para uma nota geral (0 a 10), leva uma nota 9, porque demoram muito a servir as mesas.

Abraços,
Sandra

Nenhum comentário: